O que é Agricultura Regenerativa?

O que é Agricultura Regenerativa?

Por: Carol Nogueira

Antes de explicarmos o real significado sobre o que é a agricultura regenerativa, vamos abordar um assunto importante.

Atualmente, o mundo agrícola vem sofrido grandes consequências com as mudanças climáticas, pressionando os produtores rurais a recorrerem em soluções sustentáveis.

O aquecimento global

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), foi possível confirmar que a fase de aquecimento global acabou. Sim, os dados revelaram em um comunicado de imprensa a Organização das Nações Unidas (ONU) que, infelizmente chegamos a reta final.

No último mês de Julho, as temperaturas quentes bateram recordem elevados para a época do ano, principalmente no Brasil, que condiz com a estação do inverno. Com isso, as consequências que enfrentaremos serão trágicas, sentiremos impacto em nossa saúde, bem estar, ambiental e econômica.

Mas o que isso tudo significa? Significa que, estamos no começo da era da ebulição, onde a tendência da temperatura do planeta é apenas aumentar graças as atividades humanas. 

Entenda Melhor 

Veja o vídeo a seguir, do Canal A Mosca para entender melhor sobre a realidade da fase de ebulição global que começamos a vivenciar: 

Onde entra o papel da Agricultura Regenerativa?

Veja bem, se todas as nações se juntarem para evitar um mal maior, realizando a transição de combustíveis fosséis para meios alternativos, há tempo de garantir ações para reverter o quadro.

E no Brasil já estamos adotando medidas para contribuirmos com o quadro! Assim, a Agricultura Regenerativa é uma saída para um começo sustentável agrícola.

Olhando para um passado que está sendo árduo de se recuperar, já que o setor é responsável por 25% das emissões de gasses de efeito estufa e faz uso efetivo de pesticidas, representando 70% pela perda de biodiversidade global.

Ou seja, a prática da agricultura regenerativa nada mais é que restaurar áreas degradas, recuperando solos e conservando as espécies animais. Assim, esta prática holística sendo inserida na produção agrícola pode ser um meio de resgatar princípios sustentáveis.

Principais modelos que caracterizam a Agricultura Regenerativa:
  • Adotar a rotação de culturas, ou seja, estar trocando sempre que possível de forma estratégia o commodities plantadas.
  • Inserir plantas de cobertura;
  • Reduzir o arado no solo;
  • Diminuir o uso de químicos pesticidas;
  • Promover o bem-estar dos animais.
Conclusão

Sabemos que, cientistas possuem consciência que para reverter este quadro é impossível. Pois,  a tendência é apenas melhorar a situação ou camuflar os danos causados por todas as atividades que já fizemos no globo. 

Portanto, basta nos aceitar que, daqui há alguns anos, não iremos ter inverno mais. Assim,  é necessário com urgência todas as nações se unirem para evitar que algo pior aconteça futuramente.

Assuntos Relacionados

Deixe um comentário

×