Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/e/98/32/usebrk2/public_html/blog.usebrk.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/e/98/32/usebrk2/public_html/blog.usebrk.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio soledad foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/storage/e/98/32/usebrk2/public_html/blog.usebrk.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
O que é Agricultura Regenerativa? - Blog BRK
O que é Agricultura Regenerativa?

O que é Agricultura Regenerativa?

Por: Carol Nogueira

Antes de explicarmos o real significado sobre o que é a agricultura regenerativa, vamos abordar um assunto importante.

Atualmente, o mundo agrícola vem sofrido grandes consequências com as mudanças climáticas, pressionando os produtores rurais a recorrerem em soluções sustentáveis.

O aquecimento global

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), foi possível confirmar que a fase de aquecimento global acabou. Sim, os dados revelaram em um comunicado de imprensa a Organização das Nações Unidas (ONU) que, infelizmente chegamos a reta final.

No último mês de Julho, as temperaturas quentes bateram recordem elevados para a época do ano, principalmente no Brasil, que condiz com a estação do inverno. Com isso, as consequências que enfrentaremos serão trágicas, sentiremos impacto em nossa saúde, bem estar, ambiental e econômica.

Mas o que isso tudo significa? Significa que, estamos no começo da era da ebulição, onde a tendência da temperatura do planeta é apenas aumentar graças as atividades humanas. 

Entenda Melhor 

Veja o vídeo a seguir, do Canal A Mosca para entender melhor sobre a realidade da fase de ebulição global que começamos a vivenciar: 

Onde entra o papel da Agricultura Regenerativa?

Veja bem, se todas as nações se juntarem para evitar um mal maior, realizando a transição de combustíveis fosséis para meios alternativos, há tempo de garantir ações para reverter o quadro.

E no Brasil já estamos adotando medidas para contribuirmos com o quadro! Assim, a Agricultura Regenerativa é uma saída para um começo sustentável agrícola.

Olhando para um passado que está sendo árduo de se recuperar, já que o setor é responsável por 25% das emissões de gasses de efeito estufa e faz uso efetivo de pesticidas, representando 70% pela perda de biodiversidade global.

Ou seja, a prática da agricultura regenerativa nada mais é que restaurar áreas degradas, recuperando solos e conservando as espécies animais. Assim, esta prática holística sendo inserida na produção agrícola pode ser um meio de resgatar princípios sustentáveis.

Principais modelos que caracterizam a Agricultura Regenerativa:
  • Adotar a rotação de culturas, ou seja, estar trocando sempre que possível de forma estratégia o commodities plantadas.
  • Inserir plantas de cobertura;
  • Reduzir o arado no solo;
  • Diminuir o uso de químicos pesticidas;
  • Promover o bem-estar dos animais.
Conclusão

Sabemos que, cientistas possuem consciência que para reverter este quadro é impossível. Pois,  a tendência é apenas melhorar a situação ou camuflar os danos causados por todas as atividades que já fizemos no globo. 

Portanto, basta nos aceitar que, daqui há alguns anos, não iremos ter inverno mais. Assim,  é necessário com urgência todas as nações se unirem para evitar que algo pior aconteça futuramente.

Assuntos Relacionados

Deixe um comentário

×