12 de Outubro: Dia de Nossa Senhora!

Por: Carol Nogueira

Em nossa cultura no Brasil, no dia 12 de Outubro comemoramos o dia da nossa padroeira, Nossa Senhora Aparecida. Um dia de alegria para a igreja católica, predominante em nosso país, celebrada com devoção e homenagens de diversos tipos. 

A data foi declarada pelo Papa Pio em 1930 e oficializada em 1931. Entretanto, somente em 1980 passou a ser feriado nacional de acordo com a lei 6.802 pelo presidente João Figueiredo. 

A Origem da Devoção

Nossa Senhora Aparecida, tem uma história célebre, que remonta ao início do século XVIII. A história se passa na aldeia de Guaratinguetá, onde três pescadores (João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia) lançam suas redes no rio Paraíba em busca de peixes para alimentar sua comunidade. 

No entanto, naquele dia fatídico de outubro, a pesca não foi peixe, mas sim uma estátua quebrada da Virgem Maria. Estava ali, uma imagem de Nossa Senhora de Conceição Aparecida, de 36 cm. 

Foi um momento ‘milagroso’, pois a rede deles subitamente ficou cheia de uma abundância de peixes, diferente de tudo o que tinham visto antes. Essa descoberta foi vista como um sinal divino, e a estátua de Nossa Senhora Aparecida rapidamente se tornou um símbolo de esperança e fé para o povo brasileiro.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Hoje, existe uma grande basílica em Aparecida do Norte, São Paulo, dedicada à veneração de Nossa Senhora Aparecida. Este santuário é um dos maiores do mundo e atrai milhões de peregrinos e visitantes todos os anos. 

Basílica de Nossa Senhora Aparecida no Norte de São Paulo, próximo a Paraíba.

A Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, tem sua arquitetura deslumbrante e ambiente sereno, com muitos detalhes incríveis, representando a fé duradoura do povo brasileiro.

Um dia de oração e reflexão

O Dia da Padroeira do Brasil não é apenas uma ocasião religiosa; é uma celebração da tapeçaria cultural do Brasil. Neste dia, pessoas de todas as esferas da vida se reúnem para prestar homenagem à padroeira. É uma época em que as cores vibrantes da diversificada cultura do Brasil estão em plena exibição, desde música e dança tradicionais até culinária deliciosa.

A peregrinação é parte integrante da celebração. Peregrinos de todo o país embarcam em viagens para Aparecida do Norte, muitas vezes a pé, como expressão da sua devoção inabalável. É uma profunda experiência de fé e unidade à medida que as pessoas se unem, atraídas pelo amor a Nossa Senhora Aparecida.

O Dia da Padroeira do Brasil também é um dia de oração e reflexão. É um momento em que os fiéis se reúnem para buscar consolo, agradecer e pedir bênçãos. A grande missa celebrada na Basílica é um marco espiritual do dia, unindo os corações de inúmeros devotos.

Oração de Nossa Senhora

“Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. 

Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja!”  

Conclusão

Em resumo, 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil, é um dia de grande importância no coração dos brasileiros. É um dia para homenagear sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida, e celebrar a rica tapeçaria da cultura e da fé brasileira. Este dia serve como um lembrete da profunda conexão entre religião e cultura, tornando-se uma celebração única e querida no calendário do Brasil.

Então, se você estiver no Brasil no dia 12 de outubro, mergulhe nas festividades coloridas, nos sons do samba e nos ricos sabores da culinária brasileira ao participar da celebração do Dia da Padroeira do Brasil, um dia cheio de fé, cultura e unidade.

Assuntos Relacionados

Deixe um comentário

×