circuito goiano de pesca esportiva

Circuito Goiano de Pesca Esportiva começa neste sábado

Cada etapa do Circuito Goiano de Pesca será composta por grandes competições e premiações incríveis.

Por: Marlyse Alves

Este sábado, dia 2 de março, marca o início da primeira fase do Circuito Goiano de Pesca Esportiva de 2024, um evento que promete atrair pescadores de todo o país.

Com a participação de mais de 3600 pescadores, esta edição promete ser uma das maiores até o momento, com oito etapas repletas de competição e premiações de grande porte.

Percorrendo sete municípios participantes, incluindo Três Ranchos, Buriti Alegre, Alexânia, Luziânia, Catalão, São Simão e Niquelândia, os pescadores terão a chance de testar suas habilidades em diferentes locais.

Com uma premiação total de mais de R$1 milhão, esta edição do Circuito Goiano de Pesca Esportiva promete ser a mais lucrativa até o momento, oferecendo uma variedade de prêmios, incluindo barcos e equipamentos de pesca de alta qualidade. 

Além das premiações, uma das grandes novidades deste ano é a parceria com a BRK, que irá fornecer 9 camisas personalizadas e 3 tubesneck para cada equipe da competição, garantindo proteção solar a todos os participantes do circuito.

Em entrevista recente, o fundador da empresa referência em vestuário esportivo, Rogério Vianna, expressou suas expectativas quanto ao evento deste ano e aproveitou para expressar a objeção da marca quanto à pesca predatória no país. 

Ele ressaltou que a BRK entrou com uma cota intensa de investimento no Circuito Goiano, tanto para aumentar a visibilidade da marca em si, quanto para estimular a preservação dos peixes em torneios deste porte.

‘’Goiás é um dos estados pioneiros na proibição do transporte de peixes e no incentivo à pesca esportiva. O Circuito Goiano é importante para transmitir a mensagem ao país de que a dizimação dos peixes significa a extinção do turismo nessas regiões. E pra BRK, o peixe vivo vale mais, tanto pra comunidade como para o próprio turismo local’’

O governador Ronaldo Caiado também chamou atenção para a ‘’Lei da Cota Zero’’ em Goiás, reforçando que o Estado é consciente e está trabalhando para implementar medidas que visem a preservação ambiental. “Pesca predatória e transporte de peixe tem tolerância zero em Goiás. É para prender, a ordem é essa. Vamos fomentar a pesca esportiva em Goiás, mas com responsabilidade”

No entanto, o Circuito Goiano de Pesca em si também está comprometido com a preservação dos recursos naturais e a promoção da pesca sustentável. Por isso, apenas iscas artificiais serão permitidas durante as competições, e medidas rigorosas serão aplicadas para garantir o bem-estar dos peixes capturados. 

Com uma cota de seis peixes por equipe, cada pescador deverá garantir que os peixes capturados atendam aos requisitos mínimos de tamanho antes de serem registrados.

Além disso, o processo de medição e soltura será cuidadosamente monitorado, com equipes sendo desclassificadas se não demonstrarem o devido respeito aos peixes e ao meio ambiente. E como o foco específico do Circuito é a preservação do Tucunaré, apenas essa espécie será aceita durante todas as etapas do circuito.

CRIAÇÃO E FINANCIAMENTO

Enquanto o Circuito Goiano de Pesca de entra em sua terceira edição, é importante lembrar suas origens humildes em 2014, quando um grupo de amigos pescadores se uniu para promover a pesca esportiva em Goiás. Desde então, o evento cresceu em escala e reputação, tornando-se uma das competições mais renomadas do país.

Com o apoio do governo estadual, que investiu R$1,2 milhão no turismo de pesca esportiva, o Circuito Goiano continua a atrair participantes de todo o Brasil e até mesmo do exterior.

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, também elogiou Goiás por se destacar no cenário nacional da pesca esportiva. “Goiás é reconhecido por sua organização e excelência na realização de campeonatos de pesca, servindo de inspiração e modelos para outras unidades federativas

Com uma meta ambiciosa de se tornar um dos principais destinos de pesca esportiva do Brasil, o Circuito Goiano de Pesca está pronto para oferecer uma experiência inesquecível para pescadores de todo o país, combinando competição, conservação e parceria em igual medida.

Regras oficiais do Circuito Goiano de Pesca Esportiva

  • Apenas iscas artificiais serão permitidas.
  • Não serão permitidos pescas no barranco ou na beirada, apenas nas embarcações
  • A cota aceita é de 06 peixes com medida mínima 25cm por equipe
  • Serão 3 pescadores por embarcação
  • Em todas as etapas, o único peixe que será aceito será o da espécie Tucunaré
  • Ao ser capturado, o peixe deve ser medido com a régua oficial do evento, que será entregue a cada competidor
  • O processo de medição e soltura deve ser filmado. Para valer, o pescador deve mostrar nitidamente o peixe inteiro na régua e sua soltura, sem cortes no vídeo
  • Se na soltura o peixe não apresentar sinais de reação, a equipe será DESCLASSIFICADA
Data de início: 02 de Março de 2024
Local da 1º etapa: Prainha de Três Ranchos.

Assuntos Relacionados

2 Comentários

flaviana 26 de fevereiro de 2024 - 13:45

Muito top !!!!

Responder
Marcello Brandão 26 de fevereiro de 2024 - 14:29

Poxa, tudo é muito bacana mas só os competidores vão receber essas camisas com material que protegem do sol? Protetor solar tá caro e acaba rápido mas a camisa dura anos, acho que podia ter desconto pro público que vai no evento heim kkkkkkk 👀😂

Responder

Deixe um comentário

×