Um dos melhores rodeios do Brasil: festa do peão de barretos

Melhores rodeios: Conheça as melhores festas de rodeio do Brasil

Por: Marlyse Alves

Que os melhores rodeios do mundo estão no Brasil, isso todo mundo já sabe.. Mas você sabe quais são os principais rodeios do país?

A emoção de presenciar os 8 segundos de interação entre toureiro e animal se transformou em uma celebração incrível, envolvendo a população e o cenário do agronegócio.

As festas do peão, como os rodeios são popularmente conhecidos, envolvem shows e apresentações de grandes figuras do mundo sertanejo, que atraem multidões de todas idades e origens. 

Neste artigo, vamos explorar a história dos rodeios e os melhores rodeios que o Brasil tem o prazer de sediar.

Confira agora: 

Como surgiram os rodeios?

melhores rodeios
Peão na Festa do Peão de Barretos

Inicialmente, a cultura do rodeio surgiu na antiga Espanha a partir do século XVI, sendo disseminada por muitos anos no México até chegar aos Estados Unidos e se consolidar como o esporte que conhecemos hoje.

Assim, no Brasil, o rodeio começou a se espalhar apenas na década de 1950, sofrendo forte influência da vaquejada e tendo o rodeio de Barretos como o primeiro evento tradicional da modalidade sertaneja.

A cultura dos rodeios brasileiros

De acordo com Marcos Claire, doutor em geografia pela Unesp, o rodeio é uma manifestação cultural, e não apenas um esporte festivo. Os rodeios trazem um viés rural, como o contexto agropecuário e a vida simplista, acompanhado de elementos culturais da vida sertaneja. 

A moda de viola acompanha as festividades do rodeio, contribuindo para a criação de uma atmosfera autenticamente rural. Além disso, as festas do peão costumam trazer consigo trajes típicos, como chapéus, calças jeans e camisas que lembram a cultura agro.

Impacto econômico dos rodeios

Com mais de 1.500 eventos realizados ao longo de cada ano, os rodeios representam um importante elemento quando se trata do potencial econômico do agronegócio.

“O segmento de entretenimento vem crescendo 20% ao ano, e o rodeio é uma das molas propulsoras dessa expansão”. – Paulo Bellotti

Além disso, os rodeios são eventos que atraem um grande público, tanto da zona rural quanto da zona urbana, e que movimentam diversos setores, como turismo, hotelaria, alimentação e mobilidade.

Mas o principal impacto econômico dos rodeios se dá no setor do agronegócio, fortalecendo o setor primário e dando espaço para a comercialização de produtores locais. De acordo com a organização da Festa do Peão de Barretos, é possível observar o impacto de aproximadamente R$ 200 milhões na economia da região norte do estado de São Paulo. 

Enquanto isso, no Jaguariúna Rodeo Festival, estima-se que o impacto econômico na cidade e em seus arredores durante os seis dias do evento alcance a marca de R$ 20 milhões. Esses números ressaltam a influência positiva do festival não apenas como uma expressão cultural, mas também como um impulsionador econômico para a região.

Quais são as modalidades do rodeio?

Para deixar você por dentro de tudo sobre esse esporte e estar pronto para os melhores rodeios, reunimos as principais modalidades de rodeios que envolvem diversos estilos de montarias e selas.

Cutiano

Sendo a mais popular no Brasil, o estilo cutiano é uma modalidade de montaria em cavalo que se diferencia da montaria em cavalo convencional por utilizar uma sela específica, que é mais larga e tem uma abertura maior na frente, permitindo que o peão tenha mais estabilidade e segurança durante a montaria.

Além disso, o cavalo utilizado na montaria cutiana é treinado para realizar movimentos específicos, como saltos e giros, o que torna a modalidade ainda mais emocionante.

Sela Americana

A modalidade Sela Americana consiste em um cavaleiro montar em um cavalo com uma sela específica, que tem uma pega de mão e uma pega de perna, e tentar se manter em cima do animal por pelo menos 8 segundos. 

O cavalo deve ser selvagem e nunca ter sido montado antes. A Sela Americana é uma das modalidades mais populares e está presente nos melhores rodeios brasileiros.

Bareback

Nessa modalidade, o cavaleiro deve se manter em cima do cavalo sem sela e com apenas uma alça de couro para se segurar, enquanto o cavalo tenta jogá-lo para fora. 

A modalidade Bareback é considerada uma das mais difíceis e perigosas dos rodeios, pois o cavaleiro não tem nenhum apoio além da força de suas pernas e braços.

Laço de Bezerro

O Laço de Bezerro é uma das práticas de laço presentes nos rodeios e consiste no competidor montado a cavalo laçar um bezerro que corre em frente a ele. O objetivo é laçar o bezerro pelo pescoço e derrubá-lo no chão o mais rápido possível.

O tempo é medido a partir do momento em que o competidor cruza a linha de partida até o momento em que o bezerro é derrubado. Essa modalidade exige muita habilidade e precisão do competidor e é uma das mais populares nos melhores rodeios brasileiros 

Quais os 5 melhores rodeios do Brasil?

Agora que você aprendeu um pouco sobre a vasta história dos rodeios e suas modalidades, saiba quais os principais rodeios e as melhores festas do peão no Brasil. 

2. Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos foi criada em 1955 e é considerada o melhor rodeio da América Latina, posicionando-se como uma potência reconhecida mundialmente.

A festa é realizada anualmente na cidade de Barretos, no interior do estado de São Paulo, e atrai milhares de visitantes de todo o país e do exterior. 

O evento conta com diversas atrações, como shows musicais, exposições agropecuárias, feiras de artesanato e, é claro, competições de rodeio, incluindo a montaria em touros, cavalos e outras modalidades. 

Por ser um dos melhores rodeios, o evento atrai pessoas do país inteiro que viajam quilômetros para curtir alguns dias do rodeio. O Parque do Peão oferece uma área de camping para quem deseja vivenciar cada momento da festa se hospedando, ou melhor, acampando ao ar livre. 

3. Festa do Peão de Americana

A Festa do Peão de Americana começou no ano de 1966, quando dois amigos, Antônio Carlos Vieira e Píerro Anselmo Junior, fundaram o Clube dos Cavaleiros de Americana a fim de promover uma festa que fizesse honrar os peões americanos.

O rodeio acontece no interior do estado de São Paulo e conta com uma lista extensa de atrações e atividades divertidas que vão além das disputas nas arenas. Isso porque a festa conta com uma estrutura completa, com feiras agro e shows de grandes nomes da música sertaneja.

4. Festa do Peão de Jaguariúna

Completando 35 anos no próximo ano, a Festa do Peão de Jaguariúna é um evento de destaque no calendário de rodeios brasileiros e é marcada por trazer atrações clássicas do âmbito sertanejo, como Bruno e Marrone e Zé Neto e Cristiano.

Tradicionalmente realizada sempre no mês de setembro, a festa conta com parque de diversões, praças de alimentação e diversas outras atividades para quem deseja curtir atividades além das montarias.

5. Festa do Boiadeiro de Cajamar

A Festa do Boiadeiro de Cajamar é tradição entre os paulistas e conta com a segunda maior estrutura de festa de rodeio do Brasil, sendo admirada no país inteiro por sua grandiosidade. 

Apesar de ter tido um hiato de dois anos por questões políticas, o rodeio é centro das atenções no norte da Grande São Paulo. Com muitas atrações famosas, a festança é garantida com muita música boa e apresentações inesquecíveis. 

Como se vestir para uma festa de rodeio?

Agora que que você já sabe onde ficam os melhores rodeios do Brasil, que tal se preparar pra isso? Veja agora quais as recomendações para que você curta um rodeio sem contratempos. 

Calças compridas

As calças compridas, geralmente de tecido resistente, são uma escolha popular entre o público que costuma frequentar rodeios, pois são resistentes e duráveis, além de oferecerem proteção contra arranhões e cortes. 

Proteja os pés

Sapatos fechados são uma escolha popular e sábia entre os participantes de rodeio, pois protegem os pés e dão aderência ao chão. As botas e tênis geralmente têm solas grossas e antiderrapantes, que ajudam a evitar escorregões e quedas. Por isso, escolha algo para calçar que te dê segurança em primeiro lugar. 

Camisetas de manga longa

Nada de camisas que te deixe à mercê de uma insolação! A recomendação é usar peças de roupas que cubram a maior parte do corpo para que o sol não seja o vilão da vez. Além disso, procure camisas de manga longa para garantir proteção contra arranhões durante o rodeio. 

Dessa forma, o Brasil se consolida como um país que se destaca na organização de rodeios renomados, que atraem não apenas o público nacional, mas também ultrapassam fronteiras. 

As festas do peão são eventos cheios de energia, que oferecem montarias emocionantes, shows sertanejos, exposições de animais e uma janela para o agronegócio. 

Sabemos que estar trajando roupas e acessórios que exalam a energia agro, como bonés e camisas temáticas, geram a sintonia e a representatividade que o mundo rural necessita.

Por isso, nós da BRK Agro oferecemos camisas com tecidos respiráveis, leves e com proteção UV para garantir sua diversão e estilo nos melhores rodeio do país. Acesse a loja e confira as diversas opções disponíveis. 

Assuntos Relacionados

Deixe um comentário

×