Drone para pulverização: vale a pena?

Por: Carol Nogueira

Ao longo da história, a agricultura foi a peça chave para o desenvolvimento da humanidade. As inovações no plantio, colheita e distribuição de alimentos, impulsionaram o crescimento populacional. Recentemente, uma grande revolução que vem ocorrendo na agricultura é a utilização de drones para pulverização. Essa tecnologia mudou a dinâmica no campo trazendo inúmeras benefícios ao produtor rural.

O que são drones pulverizadores?

Estas máquinas, os drones pulverizadores são equipamentos que utilizam tecnologia de ponta para pulverizar defensivos agrícolas sobre as plantas e commodities. Além disso, eles são capazes de atingir locais de difícil acesso, além de serem mais precisos e eficientes do que os métodos tradicionais.

Por que utilizar drones pulverizadores?

Adotar a implementação do uso de drones é um excelente investimento que agrega em diversas vantagens para a produção agrícola se tornar mais otimizada. Algumas delas são:

  • Eficiência: os drones pulverizados são capazes de atingir uma área bem maior e ampla do que um trator ou avião agrícolar em um curto período de tempo.
  • Precisão: como os drones são controlados por GPS, eles conseguem pulverizar exatamente onde é necessário, reduzindo a quantidade de defensivos agrícolas a serem utilizados.
  • Segurança: esse equipamento é uma das alternativas mais seguras para o produtor rural, pois evitam o contato direto com produtos químicos.
  • Redução de custos: o investimento inicial pode representar uma quantia alta, porém a longo prazo a utilização de drones pulverizadores podem representar uma economia significativa para o produtor.
  • Praticidade: essa opção de pulverização traz mais praticidade para o produtor já que, não é mais necessário ficar no sol dentro de um trator ou avião para realizar essa tarefa.

Para entender melhor, assista o vídeo a seguir, do Canal do Boi:

Como funciona a aplicação de defensivo através desse equipamento?

O processo se inicia com um cuidadoso planejamento e mapeamento dos campos a serem tratados com GPS e dados de detecção remota. Dessa forma, os agricultores e operadores podem avaliar as necessidades de plantio , identificar áreas onde os pesticidas são necessários e criar mapas detalhados.
Após essa análise, é realizado o armazenamento do tanque com os pesticidas no aparelho de pulverização, sendo que, a capacidade do tanque varia dependendo do modelo e tamanho do drone. Já o processo, consiste em um sistema que conta com bomba, bicos e um mecanismo tecnológico de controle de fluxo.
 
À medida que o drone levanta voo, ele segue a trajetória predeterminada ou é operado remotamente por um operador qualificado. Ele paira a uma altitude específica, mantendo uma velocidade constante, o que é muito importante para que todo o processo seja uniforme. Esta precisão em altitude e velocidade é um fator chave na redução do desperdício, pois minimiza o desperdício dos pesticidas.
 
Além disso, o aparelho pode ser monitorado por câmeras e sensores, facilitando ainda mais o processo de aplicação. Sendo até mesmo possível ser realizados ajustes durante a aplicação dos defensivos para garantir que a quantidade certa de pesticida seja aplicada onde realmente é necessário.
 
Portanto, é essencial ter em mente que os regulamentos e diretrizes para a aplicação de pesticidas baseados em drones podem diferir de local para local, e é imperativo que os operadores cumpram as leis e regulamentos de segurança locais para garantir uma utilização responsável e eficaz.
 

Quanto custa a pulverização por drones?

O preço do equipamento é relativo dependendo do modelo, porém há modelos que ultrapassam a margem dos RS300 mil reais. Mas, não é necessário adquirir de fato um drone pulverizador para ter acesso ao serviço que ele entrega.

Hoje em dia, é possível contratar aplicações por hectare através de pilotos e empresas agrícolas que prestam esse tipo de serviço. Esse valor pode estar entre 120 a 140 reais por hectare, ou seja, depende do tamanho total da área desejada a ser pulverizada. Visto que, o equipamento precisa recarregar seu compartimento com o defensivo agrícola, um modelo pode chegar a ter rendimento de 35 a 40 hectares ao dia.

Conclusão

Em outras palavras, o drone pulverizador representa uma tecnologia promissora para agricultura. Pois, possibilita a aplicação mais eficiente e direcionada dos pesticidas e fertilizantes, reduzindo gastos e o impacto ambiental. Ou seja, uma ferramenta com enorme potencial para facilitar a agricultura de precisão.
 
E com o avanço da tecnologia, será cada vez mais possível que fazendas e produtores adotem essa solução para aumentar a produtividade e promover uma maneira de agricultura mais sustentável.
 
Gostou do conteúdo de hoje ou precisa esclarecer alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo para te ajudarmos a entender melhor sobre os drones pulverizadores.
 
E se você opera drones pulverizadores ou atua na área de agricultura de precisão e fica diariamente exposto ao sol, em nossa loja virtual você adquiri sua camisa com tecnologia XtechPro.

Assuntos Relacionados

1 Comente

5 Motivos para Não Perder o Próximo Show Rural Coopavel 7 de fevereiro de 2024 - 18:04

[…] drones capazes de mapear vastas áreas de cultivo a softwares inteligentes que otimizam o plantio e a […]

Responder

Deixe um comentário

×