Pousadas ou barco hotéis para pescaria de Tucunaré Açu na AM

Confira pousadas para pescar Tucunaré Açu na Amazônia!

Por: Carol Nogueira

Na Bacia Amazônica, o Tucunaré Açu possui profunda conexão cultural e biológica que caracteriza o estado. Em âmbito ecológico, a espécie está no topo de seu habitat por ser um predador, auxiliando os ecossistemas aquáticos do local.

No entanto, o peixe enfrenta desafios significativos devido às ameaças ambientais que a Floresta Amazônica sofre. A deflorestação, a degradação do habitat e as alterações climáticas são preocupações constantes que afetam tanto os peixes como o seu habitat. Os esforços de conservação são essenciais para salvar a espécie e a biodiversidade da Amazônia como um todo.

  • Conheça o Tucunaré Açu 

@decontopedro com um Tucunaré Açu(Cichla temensis).

Estando entre os pescadores como um dos peixes mais cobiçados e mais ‘fisgados’, o tucunaré açu possui até mesmo uma temporada que está começando, na Amazônia, especialmente para ele.

Essa espécie, é um peixe de escama que pode chegar a pesar 15kg e medir 1 metro de comprimento. Essa espécie, possui cores diferentes, assim como todas espécies de tucunaré, apresentando duas variações:

  • Reprodutores: Esses, possuem cor mais verde oliva, clara.
  • Não reprodutores: Já estes, possuem uma cor mais escura, um verde escuro.

 

Pesca na Amazônia de Tucunaré Açu

Pescar o Tucunaré na Amazônia se tornou parte da cultura da população, recebendo por volta de 20 mil turistas por ano. Sendo esses, maioria pescadores em busca de hotéis e barcos para se hospedarem durante o período de pesca.

Em Manaus, há uma lei municipal(Lei nº 3.068/2023)que considera o Tucunaré Açu um símbolo da região. 

Veja: z

Art. 139:

XIV – abater os tucunarés das espécies Cichla temensis (Tucunaré-Açu e Tucunaré-Paca) em 

local de conservação previsto na legislação local ou capturá-los em período de reprodução; 

XV – permitir e/ou promover, no estabelecimento comercial de pesca esportiva, o abate do tucunaré 

em local de conservação previsto na legislação local ou a sua captura em período de reprodução, 

ou ainda promover a pesca esportiva sem autorização dos órgãos competentes; 

XVI – descumprir os termos dos acordos de pesca formalizados com as comunidades locais.” (NR) 

Portanto, essa espécie de peixe específica é de grande importância para a Amazônia, mesmo sendo encontrada presente em várias regiões do Brasil em rios e lagos. 

Cidades que recebem os turistas

Durante a temporada, algumas cidades e municípios, por exemplo, recebem estes turistas  pelo fato de estarem mais próximas dos rios. 

Dentre as principais cidades ou municípios que mais recebem turistas, podemos citar: Barcelos(onde ocorreu trágico acidente aéreo), Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea, Itacoatiara e São Sebastião do Uatumã. Recentemente, surgiram outras opções, como Vitória do Xingu e Novo Aripuanã.

Assim como, nesses locais sempre há pousadas e barco hotéis para alojar os turistas. No qual, normalmente as reservas devem ser realizadas com até um ano e meio de antecedência. 

Confira alguns: 

PERSONAL FISHING

Personal Fishing Lodge na Amazônia

Pousada para temporada de pesca de Tucunaré Açu na margem do Rio Negro, na Amazônia.

Personal Fishing é uma agência de viagens especializada em pesca esportiva com estruturas locais em Bauru/SP e em Barcelos, em Manaus. Em Barcelos, foi construído seu primeiro barco-hotel para atender a demanda dos pescadores. Entre 2010-2012, houve uma tentativa da construção do 2º barco hotel, que não vingou devido a um incêndio que destruiu a obra.

Em 2019, foi lançado o PERSONAL LODGE, para atender melhor o padrão de atendimento, na margem do Rio Negro, na cidade de Barcelos- AM. 

Margem do Rio Negro na pousada Personal Fishing.

Margem do Rio Negro na pousada Personal Fishing.

Suas reservas precisam ser feitas com antecipação, visto que suas temporadas começam em setembro e terminam em março com os peixes de escamas e de setembro à abril com peixes de couro. Além disso,  em seu lodge conseguem atender 12 pessoas por datas, e por isso, a reserva precisa ser feita com antecedência.

Contam com dois pacotes de reserva: premium de 5 dias e premium de 6 dias. Ou seja, em um mês conseguem atender por volta de 24 pescadores. 

 PRO TUCUNA

O Pro Tucuna, é um barco hotel localizado em Barcelos- AM, construído por pescadores para proporcionar a melhor experiência de pesca na Amazônia.  O barco consegue ir além das margens e alcançar locais rasos de difícil acesso, com quartos, banheiros e cozinha.

Com seus 50 anos de experiência em turismo de pesca esportiva, o Pro Tucuna possui pacotes de pesca, como por exemplo para o Rio Juma, bate volta, entre outros.  Por exemplo, em um de seus pacotes, o barco hotel passa pelos rios:

  • Rio Negro
  • Aracá
  • Demeni
  • Cuiuni
  • Alegria
  • Cuieiras
  • Caurés
  • Itu
  • Padauiri
  • Rio Preto

Assista o vídeo abaixo para conhecê-los melhor:

Gostou e quer conhecer? Clique aqui  para conhecer mais sobre o trabalho deles e fazer sua reserva! 

KALUA BARCO HOTEL 

Kalua Barco Hotel.

Kalua Barco Hotel.

 
O barco hotel Kaluau faz expedição entre Barcelos,  Rio Jurubaxi e Santa Isabel do Rio Negro. Além disso, são dois barcos hoteis com capacidade para 16 pescadores em um e 10 em outro. Suas acomodações contam com 8 suítes em um barco e 5 suítes no outro, além de toda estrutura como restaurante climatizado, wi-fi, televisão. 
 
Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a KALUA: 

JUMA AMAZON LODGE

JUMA AMAZON LODGE

Juma Amazon Lodge

O JUMA AMAZON LODGE está localizado próximo ao encontro dos rios mais importantes da Amazônia: Negro e Solimões. Assim, a cerca de 100km ao sudeste de Manaus, é possível encontrar o lodge, na margem esquerda do Rio Juma.

O hotel Juma, conta com 20 bangâlos que respeitam a floresta, pois, há períodos de seca, onde a água desce até 15m e nos períodos de cheia, no qual o nível da água sobe até o tamanho citado. Dentre estes, com vista para a floresta ou para o Rio Juma, bangalô família, panorâmico e o mais novo bangalô, o Juma presidencial.

O local conta com recepção, restaurante, redário, decks, piscina de rio, museu, observatório e o tapiri, uma área utilizada para almoços e passeios. Além disso, em seu roteiro conta desde pesca a atividades para conhecer a floresta, tribos indígenas ou até mesmo nadar com botos.

 Entenda o que estamos falando assistindo o seguinte vídeo: 

AMAZON XPLOR

O lodge é localizado entre Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, no Rio Arirarrá, cerca de 110km de Barcelos-AM. A Amazon XPLOR é um hotel que pratica apenas a pesca esportiva, no qual são privilegiados com as seguintes espécies: tucunaré açu, tucunaré borboleta, piraíba e a pirarara.

O hotel, conta com um sistema de sustentabilidade que é todo integrado em suas instalações, desde de placas de energia solar, reaproveitamento de águas da lavanderia e reciclagem.

A Amazon XPLOR foi inaugurada em 2021, assista o vídeo que foi gravado neste grande dia:

Bom, esses são algumas das pousados e barcos hotéis para aproveitar uma ótima experiência de pesca esportiva na Amazônia. 

Se você gostou, nos siga em nossas redes: Instagram, Tik Tok, Facebook e Youtube e fique por dentro de todas as nossas novidades.

E não se esqueça, se está procurando por um camisa ou vestuário para enfrentar o calor e sol da Amazônia em sua viagem de pesca, acesse nosso site e escolha seus produtos favoritos! 

Assuntos Relacionados

Deixe um comentário

×