Agronegócio: nº recorde de exportações no primeiro semestre!

Agronegócio: nº recorde de exportações neste 1º semestre de 2023

Por: Carol Nogueira

Durante o primeiro semestre deste ano de 2023, o setor do agronegócio do nosso país bateu o maior recorde já registrado em nossa história! Somando um valor total referente a  US$ 82,8 bilhões de commodities e produtos que foram exportados para outros países. O que trouxe um total de 4,5% a mais em relação ao ano anterior. 

Assim, as exportações do Brasil são representadas em parte significativa pelo agronegócio brasileiro que é o responsável pela produção de soja. Produção esta, que alavancou o crescimento em questão, no qual contribuiu com cerca de mais de US$3 bilhões. 

O Brasil representa praticamente 50% da produção de soja mundial, correspondendo a cerca desse mesmo número do mercado abastecedor dentre países que exportam o grão. Por isso, a responsabilidade com o mercado externo. Já que, a soja fez com que o nosso país esteja entre o top 3 das vendas de commodities do agronegócio mundialmente. 

E claro, além da soja, o milho e o açúcar também cresceram em relação ao seus números de exportação para outros países. Entretanto, esse valor podia ser ainda melhor do que foi registrado. Porém, o preço médio destes produtos caiu 3%, o que afetou o resultado da balança comercial. Que por ora, ainda sim foi excelente, se superando em números de forma histórica. 

Veja a seguir o vídeo do Canal Band que  explica melhor o acontecimento neste semestre: 

Conclusão

Mas e você, o que acha? Concorda que havia oportunidades consideráveis para tornar o aproveitamento das exportações ainda mais eficazes? Impulsionando, assim, o crescimento do saldo de nossa balança comercial de maneira ainda mais proveitosa?

Aproveite para compartilhar essa notícia com sua família, amigos ou parceiros de trabalho no campo que certamente adorariam ler essas informações. E também, discutir como nosso setor agrícola está desempenhando um papel fundamental no cenário das exportações.

Assuntos Relacionados

Deixe um comentário

×